Aquele corredor nunca pareceu tão sinistro quanto agora e o medo de atravessá-lo e abrir a porta da sala é tão grande que nos faz ter o coração acelerado... sim, poderia ser o início de um conto de terror, mas na verdade, descreve um dia de exame, um dia em que os sentimentos mais fortes dos bailarinos vem a tona, em que, mesmo estando preparados, eles sentem medo, apreensão e ansiedade, pelo simples desejo de fazerem o melhor, de darem o melhor de si para conquistar o que tanto desejam, um lugar de luz ao palco, uma sapatilha de ponta, um lugar no "Corpo de Baile", ou uma simples troca de cor na caneleira.
A importância do exame na vida de um bailarino está exatamente nestes pequenos detalhes, na necessidade, quase absurda, de se superar. SUPERAÇÃO! Essa seria a palavra perfeita para descrever o que é o exame e rimando com ela, temos DEDICAÇÃO, que é a engrenagem que move os bailarinos a chegarem até lá. Só quem pratica a dança sabe como é revigorante conseguir realizar um movimento difícil, acertar um giro, saltar com perfeição e até sustentar a perna um pouco mais alta. Só quem pratica a dança sabe que o caminho é longo, mas que aos poucos, podemos alcançar o que tanto almejamos. E para isso é necessário desafiar nossos limites, treinando e nos sacrificando, assim como em todas as coisas da nossa vida.
Muito mais do que um pedaço de papel com notas e observações, o certificado do exame é um instrumento educador, que mostra aos bailarinos, de todas as idades, que com a dedicação tem-se o bom resultado, o qual nos proporciona a tão sonhada alegria . Portanto, para nossas crianças, jovens e adultos este exame é algo importantíssimo, que nos mostra o valor do nosso suor e da nossa dor. Certamente, a melhor maneira de crescermos no ballet é ir subindo degrau por degrau e que cada exame seja um novo degrau que nos aproxima do topo.
Letícia Poyares
Nenhum comentário:
Postar um comentário